Apoio Espiritual

Avareza x Generosidade

A avareza escraviza corações, a generosidade liberta. Saiba com cultivar esta virtude e sair do pecado.

Imagem meramente ilustrativa | Web

Hoje, no segundo episódio da série de reportagens sobre os 7 pecados capitais, vamos abordar a avareza e a virtude da generosidade. Segundo o padre Rodrigo Antônio Ferreira, a avareza é caracterizada pelo apego excessivo ao dinheiro e aos bens materiais. Para o avarento o seu valor está no “ter”, por isso ele se prende tanto às riquezas e tem muito medo de perdê-las.

Pe. Rodrigo de Freitas explica que o pecado da avareza escraviza o coração da pessoa. “Uma
característica do avarento é o medo de perder os bens que possui ou a ganância por possuir mais bens”, pontua. Na Bíblia, há muitas passagens que alertam sobre o mal de tornar os bens materiais e o dinheiro o foco da sua vida. Uma das mais marcantes é no Evangelho. Durante o Sermão da Montanha, Jesus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza”. (Mt 6,24)

Imagem meramente ilustrativa | Web

Para se libertar do pecado da avareza é necessário cultivar a virtude da generosidade. “A generosidade está ligada à compreensão da necessidade do outro”, destaca. Através da caridade e da generosidade é possível abrir o olhar para o próximo e perceber que é sempre possível partilhar e contribuir com a vida dos que mais precisam. “Através do coração que cultiva a caridade, podemos vencer a avareza e nos tornar mais generosos”, afirma padre Rodrigo. É como ensina Santo Agostinho: “O homem não se torna bom por possuir coisas boas. Ao contrário, o homem torna boas as coisas que possui, ao usá-las bem. Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és”.

Na Igreja Católica há muitas obras sociais e de evangelização que contam com a generosidade dos filhos de Deus. É o caso da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), uma família de amor que leva a devoção ao Divino Pai Eterno para todo o país.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno